sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Dieta

 De fato, é importante entender que mesmo que não ocorra a organização dos alimentos, sua dieta já existe, afinal, a palavra em seu sentido real define aquilo que consumimos durante o dia. Sendo assim, devemos compreender que para que nosso corpo se desenvolva de maneira satisfatória, existe uma quantidade mínima de macronutrientes que se faz necessária. A grosso modo, esses macronutrientes seriam os carboidratos, atuando como combustível em primeira instância, proteínas, atuando como tijolos na construção de tecidos de uma maneira geral, e gorduras, estas capazes não só de gerar energia em situações extremas, ou em atividade prolongada, assim como influenciar em processos hormonais.

Desta forma, garantindo pelo menos o mínimo destas substâncias o corpo encontraria subsídios para seu desenvolvimento, e ultrapassando o padrão ótimo de macronutrientes, o corpo faria o que sabe de melhor, converteria todo excesso dos mesmos em gordura, para que desta forma armazenasse energia, ponto este que tanto para composição corporal ou para o desenvolvimento de atividade física de maneira geral não seria interessante.

O consumo para cada macronutriente estaria em torno de 1.5 e 2.0 g por quilo corporal para proteínas, entre 6 e 8 g para carboidratos e entre 0.6 e 0.4 para gorduras.
Nossa intenção não é montar uma dieta para ninguém, apenas elucidar que a atividade física, dieta e descanso são um tripé para os resultados, se um deles vai mal, a chance de resultados nulos é grande.

Referência bibliográficas: MCARDLE , Willian D., KATCH, Frank I., KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 4 ed.

Átila Ferreira – Prof . Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário