sexta-feira, 25 de abril de 2014

AERÓBIO

  BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO AERÓBIO


Ginástica
Corrida




            O treinamento aeróbio é um importante meio de manutenção da saúde, além de ser um fator de prevenção de doenças relacionadas ao sedentarismo comuns em nossa sociedade, que cada vez mais priva o ser humano de se movimentar.
Um aspecto positivo é a utilização do exercício como prevenção de doenças crônico-degenerativas como diabetes, hipertensão, obesidade e doenças cardiovasculares, por reduzir os fatores de risco associados às mesmas.
            Além disso, o exercício tem impacto importante sobre o aspecto psicológico, pois provoca sensação subjetiva de bem estar e prazer; reduz a ansiedade e depressão, aumenta a disposição para realizar atividades de trabalho, recreativas e esportivas.
            Com a prática do treinamento aeróbio é capaz de verifica que há melhora da função cardiovascular em função do aumento do consumo máximo de oxigênio (VO2máx) devido a adaptações cardiovasculares centrais e periféricas, redução da ventilação minuto e do consumo de oxigênio (VO2) para uma dada carga de trabalho submáxima, redução da frequência cardíaca de repouso.
Redução da frequência cardíaca (FC) - O treinamento aeróbio leva a uma redução da FC de repouso (bradicardia), às custas de um maior volume sistólico (VS) durante o repouso.
            Maior volume sistólico em repouso - O débito cardíaco (DC) é semelhante em indivíduos treinados e destreinados, porém como dito anteriormente o VS no indivíduo treinado é maior (observação: DC = VS x FC). Sendo a FC de repouso no indivíduo treinado menor que no destreinado, logo o VS terá que ser maior para que o DC seja igual em treinados e destreinados.
            Aumento no volume sanguíneo e na concentração de hemoglobina - O volume sanguíneo total e a quantidade total de hemoglobina, que é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos, aumentam com o treinamento aeróbio.

            A realização de atividade física aeróbia de moderada a vigorosa deve ser realizada no mínimo 3 vezes na semana e duração mínima de 30 minutos. Assim será capaz de conquistar os benefícios citados acima, porém para que isso tudo ocorra perfeitamente é necessário o acompanhamento de professores da área de educação física para definir e acompanhar seus treinamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário