ATIVIDADE AERÓBIA E TERCEIRA IDADE
A população idosa vem aumentando gradativamente não somente em países desenvolvidos que anteriormente era uma regra hoje podemos citar o Brasil um país em desenvolvimento que começa a mudar a sua pirâmide de faixa etária onde sua base se mantém largar, porém o ápice começa aumentar relativamente como consequência uma população mais velha. Diante disto vamos mostrar os motivos de praticar atividade física, pois nesta fase da vida começam aparecer algumas doenças degenerativas e metabólicas que com simples ações podem ser retardas e até mesmo serem inibidas.
Todos os idosos devem praticar atividade física desde que não haja restrição devido a resultados de exames que o impeça de praticar atividade física. Um dos testes mais recomendados para a iniciação da pratica esportiva é o TESTE DE ESFORÇO que tem como objetivo avaliar o risco para doença coronária e logo prescrição de exercícios além de avaliar sua condição física inicial.
Como recomendação deve praticar atividade aeróbia de 3 a 5 vezes por semana no mínimo 30 minutos em uma intensidade moderada de 40% a 60% do seu vo2 max, para um melhor controle glicêmico diminuindo o risco de (DIABETES), diminuir o risco de doenças cardiovasculares por exemplo (HIPERTENSÃO), retardar o aparecimento de osteoporose diminuição da gordura corporal (OBESIDADE) entre outros fatores.
Por estes fatores relacionados acima devemos praticar atividade aeróbia regularmente, pois nos acarretara em benefícios extraordinários.
Referências
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v3n4/a04v3n4.pdf
http://www.treinamentoresistido.com.br/tr/Pages/Articles/Article.aspx?id=346&mode=2
http://www.def.unir.br/downloads/1226_atividade_fisica_segundo_os_idosos_hipertensos_e_diabeticos_.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v3n4/a04v3n4.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário